Angelina Jolie encontra cacique Raoni no Xingu, em Mato Grosso
02/04/2025
(Foto: Reprodução) A atriz encontrou lideranças indígenas e manifestou apoio à proteção da Amazônia e da cultura indígena. A atriz Angelina Jolie e o cacique Raoni
Mauricio Dias
A atriz Angelina Jolie visitou a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, na região do Xingu, em Mato Grosso, nesta quarta-feira (2), e encontrou o cacique Raoni, um dos mais conhecidos líderes indígenas no mundo.
A artista esteve na aldeia junto com a organização Re:wild, para se encontrar com o cacique e outras lideranças Kayapó, conhecendo de perto a conexão entre o povo indígena e a floresta.
Jolie, que há décadas apoia causas humanitárias e de direitos humanos, além de atuar na conservação ambiental no Camboja há mais de 20 anos, passou várias horas conversando com Raoni e outras lideranças indígenas locais, para saber sobre os desafios enfrentados pela comunidade — como o desmatamento, o garimpo ilegal e a expansão do agronegócio sobre terras indígenas. Ela expressou apoio aos esforços de proteção da Amazônia e da cultura indígena.
Raoni Metuktire é líder do povo Mẽbêngôkre-Kayapó e vive na Terra Indígena Capoto-Jarina, no município de Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso. Em 1977, um documentário sobre a vida de Raoni foi exibido no Festival de Cannes, na França, e, em 1989, ele se encontrou com o cantor Sting, da banda The Police. Os dois embarcaram em uma turnê ao redor do mundo em defesa dos povos indígenas.
LEIA TAMBÉM:
Carta escrita pelo Rei Charles III ao cacique Raoni é entregue em encontro com lideranças de 54 povos indígenas em MT: 'conquistas memoráveis'
Mais de 800 indígenas se reúnem no 1º dia do 'Chamado do Raoni' em aldeia de MT