Defesa Civil interdita duas salas de aula após cratera surgir em escola no Acre
29/11/2024
Problema foi causado por estação de tratamento desativada, segundo Secretaria de Educação. Reforma deve ser feita a partir de segunda-feira (2). Defesa Civil interdita duas salas de aula após cratera surgir em escola no Acre
A Defesa Civil de Rio Branco interditou duas salas de aula da Escola Professor João Mariano da Silva, no Bairro Taquari, em Rio Branco, depois do surgimento de uma cratera no pátio da instituição. O caso ocorreu nesta sexta-feira (29).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
"O relato da professora diz que o piso estava tremendo e que ela percebeu, a partir daí foi feita a ocorrência. Verificamos realmente que tinha um certo sentido o que a professora relatou e imediatamente nós já fizemos a retirada dos alunos e da mesma maneira como aconteceu na segunda sala, que é adjacente, por uma questão de segurança", explicou o coordenador da Defesa Civil da capital acreana, Cláudio Falcão.
Aproximadamente 48 crianças, na faixa etária de seis anos, estudam nas salas afetadas pelo problema.
A Secretaria de Educação do Acre enviou uma equipe para fazer vistoria na escola. Em nota, a pasta afirmou que o problema foi causado por uma antiga estação de tratamento desativada, localizada no subsolo da unidade. (Confira a nota completa no final da reportagem)
A inspeção constatou ainda que as estruturas das paredes não foram comprometidas. A partir da próxima segunda-feira (2), uma equipe especializada deve começar a fazer o reparo no solo, segundo o governo.
Enquanto o problema não é corrigido, os estudantes vão ter aulas em um espaço alternativo montado dentro da escola.
"Para os alunos não ficarem prejudicados e a gente também não ter prejuízos no final do ano letivo a gente criou esse espaço alternativo no pátio da escola, onde os alunos merendam. Só que não é fácil porque fica muito disperso. Aí você perde muito tempo de manutenção, mas a gente está conseguindo mesmo assim", explicou o professor Elano Sousa.
Cratera abriu em escola de Rio Branco e causou a interdição de duas salas de aula
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Leia mais
Cratera se abre após fortes chuvas em trecho da BR-364 no interior do AC; via não precisou ser interditada
Crateras são vistas em ruas na capital após nível do Rio Acre começar a baixar
Adutora rompe, abre cratera e interdita Avenida Ceará em Rio Branco
Confira a íntegra da nota da Secretaria de Educação
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informa que, nesta sexta-feira, 29, foi realizada uma vistoria na Escola Estadual João Mariano da Silva, localizada no bairro Taquari, 2º Distrito de Rio Branco, pela equipe de manutenção da pasta. A ação foi motivada por um incidente registrado na quinta-feira, 28, quando foi aberta uma cratera no terreno da escola devido à erosão do solo.
Foi identificado que o problema foi causado por uma antiga estação de tratamento desativada, localizada no subsolo da unidade. Informamos acerca da interdição preventiva de duas salas de aula próximas ao local afetado, garantindo que a segurança da comunidade escolar seja preservada enquanto as intervenções são conduzidas. Após a inspeção, foi constatado que as estruturas das paredes não foram comprometidas. A partir da próxima segunda-feira, 2, será mobilizada uma equipe especializada para realizar o reparo no solo.
Reafirmamos que a segurança e o bem-estar da comunidade escolar estão sendo priorizados, e o problema já está em resolução.
Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura
Reveja os telejornais do Acre